4 de jun. de 2008

Minha opinião sobre Dogville


Estou fazendo um trabalho sobre esse filme na faculdade :P escolhi fazer sobre ele ,porque gostei muito. um dos poucos filmes que me surpreenderam no final. sério no final foi uma mistura de choro com raiva e surpresa. um comentário meu sobre o filme:

De início o filme parece ser chato,você estranha o fato de ser apenas um cenário de teatro em um galpão,sem paredes com apenas elementos cênicos e riscas de giz no chão,o que faz o filme ser bem intrigante , pois por não haver “cenário” te prende a atenção, e a qualquer momento você espera que a parte do cenário de teatro acabe e o filme comece a rodar do jeito convencional em que estamos acostumados com paisagens de fundo,músicas e efeitos especiais.Com a ausência de efeitos e cenários o diretor procurou valorizar a personalidade de cada personagem.Mostrando que o que realmente importa em seu filme e a história em e a mensagem a ser transmitida.

Começa meio parado mas vai prendendo a atenção,você fica tão envolvido com toda a história que simplesmente esquece do cenário.

O filme se divide em 10 partes e retrata o comportamento do ser humano,a hipocrisia, a chantagem,o moralismo, e o egocentrismo.Alguns dizem que é uma grande crítica á sociedade norte-americana.Mas parece também uma análise da Psique-humana.

A história do filme se passa no período da grande depressão, e gira em torno da personagem (Grace),que para fugir de gangsters se esconde em uma cidadezinha nas montanhas chamada Dogville.Seus habitantes apesar de não concordarem com a permanência de Grace na cidade, á acolhem em troca de favores.De inicio ninguém tem nada que ela pode fazer,nenhum trabalho para ela na cidade,mas logo a enchem de tarefas,e ela vai sendo cada vez mais explorada pelos moradores,que no começo pareciam ser pessoas boas e amáveis,mas logo mostram o seu lado ruim e imperfeito como todo ser humano.Demonstrando o egoísmo,os interesse próprios e até a maldade.

Principalmente quando descobrem que ela esta sendo procurada pela polícia, fazendo com que o preço a se pagar para permanecer em Dogville, se torne cada vez mais caro.

É um filme com um roteiro excelente e tem um final jamais esperado,surpreendendo, chocando e perturbando quem o assiste.

Na minha opinião o diretor faz meio que uma comparação com a Bíblia colocando o pai dela como um Deus,e ela como Jesus Cristo,que aguenta humilhações e sofre até o final,
até chegar o dia do juízo, em que tem o poder nas suas mãos para perdoar ou condenar á todos.